12/11/2007

Alvito - Notícias




A Rota de Sant’Águeda

O percurso pedestre Rota de Sant’Águeda é o PR 1 de Alvito, o que significa que é o primeiro percurso de Pequena Rota, registado e homologado pela Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo no concelho de Alvito.
Com início na Praça da República de Vila Nova da Baronia, é circular e tem como marca principal, a meio caminho, a Ermida de Santa Águeda. Trata-se de uma importante e necessária proposta turística que o Município tem agora para oferecer a quem nos visita.
A extensão do percurso é de 7 kms, com um nível de dificuldade baixo, aconselhando-se a sua realização na Primavera e Outono. Além da sinalética no terreno, está disponível um folheto sobre o percurso, em português e inglês, que pode ser encontrado no Posto de Turismo de Alvito.



Alvito
Espectáculo “ A Biblioteca Sensível”
No próximo dia 14 de Novembro, pelas 10.00h, realiza-se Biblioteca Municipal de Alvito, o espectáculo “A Biblioteca Sensível”, dirigido às crianças do ensino pré- escolar e 1º ciclo do concelho.

A Biblioteca Sensível é um projecto de itinerância, da responsabilidade da Associação Cultural Truta, que tem como objectivo promover o livro e a leitura, através da exploração não convencional do livro enquanto objecto, junto das crianças (dos 4 aos 8 anos). Não se trata de um espectáculo de teatro, mas de um encontro entre contadores e crianças, onde se tenta, com a manipulação dos objectos, reciclar o seu sentido comum e sugerir novas formas de ler.






Câmara aprova incentivos para a requalificação dos Portais Manuelinos

O Concelho de Alvito apresenta vários registos do estilo Manuelino, patentes em diversos edifícios religiosos e civis, em particular nos pórticos e janelas. Torna-se necessário implementar medidas conducentes à valorização do património do município, concedendo-lhe a atenção e a visibilidade merecida.
Neste sentido, a Câmara Municipal aprovou um apoio a fundo perdido para a requalificação dos portais manuelinos, não só com vista à sua valorização, mas também com o objectivo da melhoria da imagem e do enriquecimento da oferta turística do concelho.

As intervenções financiadas prevêem a substituição, reparação ou conservação de portas ou janelas instaladas em portais manuelinos ou de reconhecido interesse patrimonial. O valor máximo a financiar a fundo perdido, por portal, será de 75% do montante total da intervenção.

Os proprietários dos portais e janelas que cumpram os requisitos previstos neste regulamento deverão permitir a colocação, em local visível, da inscrição “Cantaria de Interesse Municipal”, passando a integrar, formalmente, o Itinerário Manuelino do Concelho de Alvito.
O regulamento entrará em vigor após aprovação, em Assembleia Municipal de Dezembro. Posteriormente os interessados deverão apresentar candidatura no Gabinete Técnico da CMAlvito.





Pavimentação do cemitério de Alvito

Está praticamente concluída a intervenção no cemitério de Alvito que permitiu pavimentar todas as ruas, pintar o interior, exterior e capela, tendo sido ainda ajardinadas pequenas áreas na zona da entrada. O investimento, de cerca de 15.000 €, permitiu dotar aquele espaço da dignidade que o mesmo merece.

Sem comentários:

Seguidores

Arquivo do blogue