29/11/2008

Palácio de Água de Peixes - Alvito




Encontrei na net e achei interessante trazer ao V/ conhecimento estes elementos sobre o Palácio de Àgua de Peixes:

O Palácio de Água de Peixes é um edifício medieval, localizado a cerca de 6 quilómetros de Alvito, cuja construção remonta ao século XII. O seu nome deve-se ao facto de haver-se construído na Herdade de Água de Peixes.

É um edifício simples, que ao longo dos tempos não sofreu largas alterações, mantendo ainda hoje muitos elementos medievais. De planta quadrangular, o edifício distribui-se por dois largos pisos, que emolduram um pátio central, ajardinado. Este pátio conserva ainda o seu aspecto claustral.

O pátio, murado e contornado pelo edifício, é muito amplo e contém um original tanque de 50 metros que tempos idos formava uma piscina. Hoje é um zambujeiro.

E, como é de esperar, o palácio tem uma capela, edifício este localizado no mesmo pátio. A capela distribui-se rectangularmente por uma só nave, iluminada por somente duas pequenas frestas, dando ao espaço um aspecto de dormitório conventual, um local de clausura. Essas pequenas janelas são decoradas obreiras manuelinas.

De facto, o edifício leva todo o visitante num percurso intemporal na arquitectura, pois o solar apalaçado foi construído durante a Idade Média - no fim desta, por certo -, retém elementos do estilo manuelino do século XV, detém uma colecção de azulejaria portuguesa setecentista e continua a sofrer mudanças, que tornam o solar cada vez mais bonito.

O palácio conserva um aspecto arejado e confortável, e está pintado exteriormente com típicas cores alentejanas: o branco e o azul. O edifício é não mais que o solar de veraneios de uma família ilustre e, tanto antiga como actualmente, o espaço mantém uma função agrícola ou de lazer.



28/11/2008

Clube da Natureza organiza 4º CROSSALVITO

CLIQUE NA IMAGEM






Alvito receberá, no dia 8 de Dezembro de 2008, o 4º CROSSALVITO, competição de Atletismo, em Corta-mato, disputada por escalões .
O evento é organizado pelo Clube da Natureza de Alvito, com o apoio técnico da Associação de Atletismo de Beja, o patrocínio da Câmara Municipal de Alvito e o apoio da Junta de Freguesia de Alvito.
As inscrições são gratuitas e devem ser efectuadas até 5 de Dezembro de 2008 (6ª feira) por correio para a sede do Clube, por Fax 284485148 ou por e-mail: cn.alvito@sapo.pt. Esclarecimentos poderão ser obtidos através do Tel. 284485049 ou Tlm 962960322.
O Secretariado funcionará no local da prova, a partir das 09h00, do dia 8 de Dezembro, e a 1ª prova terá início às 10h00, nos terrenos de S. Romão, em Alvito.


20/11/2008

Alvito adere ao Dia Mundial “ Cidades para a Vida –Cidades Contra a Pena de Morte

A Câmara Municipal de Alvito, em reunião de 5 de Novembro, deliberou por unanimidade, aderir à iniciativa “Cidades para a Vida –Cidades contra a pena de Morte”, que decorre no próximo dia 30 de Novembro, organizada pela Comunidade de Santo Egídio, com o apoio da Coligação Mundial Contra a Pena de Morte, da qual a Amnistia Internacional faz parte.
Assim, no dia 30 de Novembro, o Pelourinho de Alvito estará iluminado e o concelho junta-se, desta forma, ao apelo mundial para a abolição da pena de morte, exprimindo assim a afirmação do valor da vida.
Outras iniciativas estão previstas como sejam várias actividades desenvolvidas com as escolas do concelho
Alvito será inserido na Lista de Honra de Cidades empenhadas nesta luta mundial contra a pena de morte (www.citiesforlife.net).

13/11/2008

CONVITE




Convite para um grande evento que vai ter lugar no próximo dia 17 de Novembro na FIL (Parque das Nações), a partir das 10h e que tem como tema Recursos para o Empreendedorismo- Soluções de Inovação Social . Serão apresentados vários produtos e experiências de estímulo ao empreendedorismo, apoio à criação e consolidação de iniciativas empresariais e estratégias territoriais.
A participação é gratuíta e o almoço é por conta da organização. No final terão o certificado e podem trazer instrumentos/ferramentas, testados e bem sucedidos, para aplicar nas organizações de forma estimular o empreendedorismo, apoiar a criação e consolidação de iniciativas empresariais e estratégias territoriais.
É uma oportunidade a não perder para quem se interessa e tem responsabilidades nesta área do empreendedorismo.

Ultima Nota: Há que fazer a inscrição , até dia 14 Nov. às 17h, e basta ir ao site da Equal




CLIQUE NA IMAGEM PARA VER MELHOR


12/11/2008

FUNDAÇÃO ALENTEJO - TERRA MÃE

O Embaixador de Moçambique visita Escola Profissional de Alvito




O Embaixador da República de Moçambique em Portugal, acompanhado por mais alguns funcionários, desloca-se na próxima 6ªfeira, dia 14 de Novembro, a Alvito, mais precisamente à Escola Profissional de Alvito, com o objectivo de assinar um memorando com a NOVALVITO, que visa fomentar e apoiar as mais variadas iniciativas para aumentar de forma considerável o índice de população moçambicana formada e preparada para integrar quadros de empresas e colmatar a falta de trabalhadores técnico-especializados na sociedade civil do país.
A assinatura deste memorando proporcionará a colocação de alunos moçambicanos nesta Escola nos vários cursos ministrados:
I. Técnico de Restauração variante Restaurante Bar / Cozinha;
II. Técnico de Recepção;
III. Animador Sociocultural;
IV. Técnico de Banca e Seguros;
V. Técnico de Informática de Gestão.


03/11/2008

FEIRA DOS SANTOS 2008 - UMA AMOSTRA


Clique nas imagens para as ver em tamanho grande.



O dia apareceu assim, ameaçador, mas não afastou nem feirantes nem visitantes e potenciais compradores...



Os putos tinham aqui o seu melhor divertimento...



As cores atraiam os visitantes...


Momento alto da Feira dos Santos "Os desenhos de João Moreno" uma exposição que se mantém até 16 de Novembro, no Centro Cultural ...











Vamos para a Feira dos Santos, em Alvito...


Os panelões da batata doce...e quentinha...



Um corropio para se ver tudo...

Vamos aos frutos secos, castanhas assadas e doces algarvios...


No Pavilhão há de tudo um pouco e resguardados do frio...


Visitando os stands...

















Artesanato...


Folclore...











































Distinções...




Fotos de Lumife

Seguidores

Arquivo do blogue