25/10/2012


Cheiro a azeite no Baixo Alentejo não é perigoso para a saúde pública
O cheiro "intenso" a azeite sentido em vários concelhos do Baixo Alentejo pode dever-se, parcialmente, à secagem de bagaço de azeitona numa fábrica em Alvito, mas não é perigoso para a saúde, afirma o responsável da unidade.
   O cheiro a azeite pode dever-se "em parte" aos vapores quentes emitidos pela central de secagem de bagaço de azeitona da fábrica da União de Cooperativas Agrícolas do Sul (Ucasul), situada em Alvito, explica à Agência Lusa o presidente da instituição, Luís Mira Coroa.
   Os vapores emitidos, constituídos em "99%" por "vapores de água", "não são poluentes" e, por isso, "não há perigo nenhum para a saúde pública", mas, por serem de origem biológica, "têm um cheiro intenso, que é incómodo", disse.
   Luís Mira Coroa lembra que a fábrica da Ucasul "não é a única" que seca bagaço de azeitona no Baixo Alentejo e, por isso, admite, o cheiro também pode ser proveniente das "outras duas fábricas" existentes na região, uma no concelho de Ferreira do Alentejo e a outra no concelho de Aljustrel.
   O cheiro a azeite, que, segundo Luís Mira Coroa, "depende das temperaturas e dos ventos", chega a sentir-se em vários concelhos do distrito de Beja, como Alvito, Beja, Ferreira do Alentejo, Cuba, Vidigueira, Moura e Serpa, mas também do distrito de Évora, como Viana do Alentejo.


(IN CORREIOALENTEJO-24OUTUBRO2012)

Sem comentários:

Seguidores

Arquivo do blogue