17/04/2015

CONCELHO DE ALVITO TEM DOIS RESTAURANTES CERTIFICADOS



CONCELHO DE ALVITO TEM DOIS RESTAURANTES CERTIFICADOS

No âmbito do projeto “Alentejo Bom Gosto”, a Entidade Regional de Turismo entregou no dia 7 de Abril, mais 22 certificados aos restaurantes do território, concretamente dos distritos de Beja, Évora e Portalegre.
O Alentejo conta já com mais de 70 restaurantes certificados, espalhados pela região. A certificação e o selo de qualidade são decisivos e acrescentam valor à oferta turística, daí que constituam apostas prioritárias na estratégia de afirmação do destino traçado pelo Turismo do Alentejo / Ribatejo.
A Pousada de Alvito, Castelo de Alvito e o Restaurante O Camões, Vila Nova da Baronia, foram os restaurantes certificados no nosso concelho.
Valorizar o receituário e os produtos do Alentejo, garantir a qualidade do serviço dos restaurantes, prestar informação de excelência aos turistas sobre a gastronomia e produtos endógenos, e consolidar o produto turístico gastronomia e vinhos são os objetivos principais da certificação.
Os restaurantes certificados cumprem assim um referencial que, previamente definido, apresenta vários parâmetros qualitativos que variam entre a confeção de receitas genuinamente alentejanas ou a utilização de ingredientes exclusivamente produzidos na região.
Fatores como a decoração, o ambiente ou o serviço, assim como a apresentação de uma ementa constituída, maioritariamente, por pratos tipicamente alentejanos ou uma carta de vinhos, entre outros, são igualmente decisivos no processo de certificação

16/04/2015

ALVITO COMEMORA 41 ANOS DE LIBERDADE



ALVITO  COMEMORA   41  ANOS  DE   LIBERDADE   




No ano em que se comemoram 41 anos de liberdade, Alvito celebra a efeméride de 15 a 27 de abril, com iniciativas culturais e desportivas:

Exposições, Pinturas de Abril, Animação Musical, Almoços-Convívio, Cante Alentejano, Arruadas ao som da Banda dos Bombeiros Voluntários, e ainda a parte desportiva que conta com Torneios de Sueca, Snooker, Bilhar, Caminhadas, Futebol e Artes Marciais.

Salientamos o dia 23, dia mundial do livro, e um conjunto de atividades dinamizadas nas Bibliotecas do concelho, Centro Cultural e Mercado Municipal.

À Conversa com Mariana Mortágua é o destaque do dia 26 de abril, na Biblioteca Municipal.

O programa encerra no dia 27 com “conversas com Mariana Mortágua” e os alunos da EBI e da Escola Profissional de Alvito.


EU E OS OUTROS



ALVITO
1ª sessão do projeto Eu e os Outros, em Alvito, no dia 17 de Abril
A CPCJ de Alvito, em parceria com a Escola Profissional de Alvito e com a Administração Regional de Saúde do Alentejo, iniciam a 1ª sessão de implementação do PROJETO “EU E OS OUTROS”
No âmbito da Promoção e Educação para a Saúde, em particular no que respeita à Prevenção do Consumo de Substâncias Psicoativas, bem como à Prevenção dos Problemas ligados ao Tabaco e ao Consumo Nocivo do Álcool, é determinante o papel que a Escola e a Comunidade Educativa desempenham junto da sociedade civil e do cidadão.
Este Projeto Preventivo tem como objetivo geral promover a reflexão em grupo sobre temas do desenvolvimento ligados à adolescência, criando uma dinâmica de grupo geradora de crescimento pessoal e social.
Assim, visa a dinamização de grupos de jovens entre os 10 e os 18 anos e constitui-se como um instrumento promotor de processos de tomada de decisão, de confrontação no seio do grupo e de exploração de informação. Tal permite realizar um trabalho preventivo junto da população juvenil, que se pretende que seja desenvolvido de forma autónoma e integrada no processo formativo dos jovens, a quem se destina.
Adota o formato de jogo interativo, tendo por base narrativas que abordam temas ligados ao desenvolvimento pessoal e social. Pressupõe a exploração de um suporte informático em grupo, dinamizado por um ou dois adultos a partir de um conjunto de instruções reunidas num manual específico.
| Escola Profissional de Alvito (edifício da Praça) | 11h

08/04/2015

ALVITO celebra Dia Internacional dos Monumentos e Sítios




ALVITO celebra Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Na sequência do convite da Direção Geral do Património Cultural, Alvito participa de novo nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Estas comemorações realizam-se no dia 18 de abril, sábado, sendo o tema deste ano Conhecer, Explorar, Partilhar.
Será visitado o Convento de S. Francisco, haverá um passeio pelos azulejos do nosso concelho (Igreja Matriz de Alvito , Capela de Nossa Senhora das Candeias, Capela do Espírito Santo, Igreja Matriz de Vila Nova, Capela de Nossa Senhora da Conceição e Ermida de Sant’Águeda) e o dia terminará com uma homenagem ao Cante Alentejano, com dois grupos da terra, um deles a começar agora com jovens que dão continuidade à tradição e o outro com modas alentejanas cantadas por senhoras que também dão vida nova ao Cante.
Inscreva-se para a visita e passeio no Posto de Turismo até ao dia 16 de Abril.

Seguidores

Arquivo do blogue