ALVITO - A ERMIDA DE S. SEBASTIÃO VOLTOU A ABRIR
Após vários meses de encerramento, a Ermida de S. Sebastião voltou a abrir.
O encerramento deveu-se à queda de uma parte da cobertura das Grutas (por debaixo daquele edifício religioso) o que conduziu a que, por razões ligadas à segurança do conjunto arquitetónico, o encerramento se tornasse uma exigência.
Agora reaberta, a Ermida pode ser visitada todos os dias, graças à voluntária D. Arlinda, conforme já vinha acontecendo há alguns anos.
Dado que a abertura (apesar de diária) não tem um horário definido, quando o visitante encontrar a porta fechada deverá contactar o Posto de Turismo para a referida abertura.
A ermida tardo-gótica de São Sebastião (classificada como Imóvel de Interesse Público), situada no Rossio do mesmo nome, foi provavelmente erguida em finais do século XV, ao modo de outras capelas semelhantes dedicadas a santos considerados protetores da peste e de outras epidemias, como é o caso do santo mártir.
No interior de nave única, coberta por abóbada de cruzaria de ogivas, tal como na capela-mor, existem frescos do século XVII, mais precisamente datados de 1611, figurando anjos músicos com os seus instrumentos nas abóbadas, e diversos santos pintados nas paredes, em painéis com moldurações de grotescos, sobre um largo rodapé de teor geometrizante, imitando azulejos enxaquetados.
Sem comentários:
Enviar um comentário