A Feira do Património realiza-se este ano pela primeira vez em Portugal e abraça três áreas importantíssimas a nível nacional : O Património, O Turismo e a Economia :http://www.patrimonio.pt/ feira/
ALVITO PRESENTE NA PRIMEIRA EDIÇÃO DA FEIRA DO PATRIMÓNIO
A SPIRA, através da sua plataforma patrimonio.pt, organiza a primeira edição da Feirapatrimonio.pt Millennium bcp, que decorre nos dias 18, 19 e 20 de Outubro de 2013, no Museu de Arte Popular em Belém, Lisboa.
A Feira do Património conta com o apoio da Fundação Millennium BCP, da Direcção-Geral do Património Cultural, do Turismo de Portugal e da Câmara Municipal de Lisboa, como principais mecenas, entre outras instituições públicas e privadas, prevendo-se uma afluência entre 15 000 a 25 000 visitantes profissionais e público em geral, num evento que terá em destaque as áreas de Turismo, Economia e Património.
Sob o tema ‘Economia do Património’, este evento que segundo a directora-geral,Catarina Valença Gonçalves “é pioneiro no panorama do Património Cultural, pretende ser um encontro de profissionais do meio, alargado a outros agentes económicos dos sectores da Cultura, Economia e Turismo, numa sinergia potenciadora de novos negócios e fortalecimento de um mercado com grande potencial de desenvolvimento”..
A feira é também dirigida ao público em geral e às famílias, e como tal conta com uma programação paralela que incluirá concertos, actuações, animação pedagógica, workshops, técnicas tradicionais ao vivo e apresentações, procurando levar o público generalista a percepcionar o património como fonte de educação e entretenimento.
O dia 18 tem ainda em agenda a realização do Seminário Internacional "A Economia do Património"*, com a presenta de peritos nacionais e internacionais das três áreas em destaque.
É neste dia, que o Município de Alvito, através da Escola Profissional de Alvito, irá apresentar a degustação “Sabores das Terras da Baronia”, baseada em paladares criados em torno das ervas (da baronia) e também com os frutos secos característicos da Feira dos Santos. Serão igualmente promovidos, os acompanhamentos vínicos da Herdade das Barras e da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito.
Para além deste momento de divulgação, durante os três dias do certame, o concelho de Alvito terá o seu espaço expositivo e irá ser efectuada a promoção do território e das riquezas turístico-culturais do concelho, designadamente através de folhetos promocionais e vídeos com imagens das Terras da Baronia.
Contamos com a sua presença!
Sem comentários:
Enviar um comentário