29/11/2008

Palácio de Água de Peixes - Alvito




Encontrei na net e achei interessante trazer ao V/ conhecimento estes elementos sobre o Palácio de Àgua de Peixes:

O Palácio de Água de Peixes é um edifício medieval, localizado a cerca de 6 quilómetros de Alvito, cuja construção remonta ao século XII. O seu nome deve-se ao facto de haver-se construído na Herdade de Água de Peixes.

É um edifício simples, que ao longo dos tempos não sofreu largas alterações, mantendo ainda hoje muitos elementos medievais. De planta quadrangular, o edifício distribui-se por dois largos pisos, que emolduram um pátio central, ajardinado. Este pátio conserva ainda o seu aspecto claustral.

O pátio, murado e contornado pelo edifício, é muito amplo e contém um original tanque de 50 metros que tempos idos formava uma piscina. Hoje é um zambujeiro.

E, como é de esperar, o palácio tem uma capela, edifício este localizado no mesmo pátio. A capela distribui-se rectangularmente por uma só nave, iluminada por somente duas pequenas frestas, dando ao espaço um aspecto de dormitório conventual, um local de clausura. Essas pequenas janelas são decoradas obreiras manuelinas.

De facto, o edifício leva todo o visitante num percurso intemporal na arquitectura, pois o solar apalaçado foi construído durante a Idade Média - no fim desta, por certo -, retém elementos do estilo manuelino do século XV, detém uma colecção de azulejaria portuguesa setecentista e continua a sofrer mudanças, que tornam o solar cada vez mais bonito.

O palácio conserva um aspecto arejado e confortável, e está pintado exteriormente com típicas cores alentejanas: o branco e o azul. O edifício é não mais que o solar de veraneios de uma família ilustre e, tanto antiga como actualmente, o espaço mantém uma função agrícola ou de lazer.



1 comentário:

Branca disse...

Parece ser muito interessante este espaço, quer sob o ponto de vista histórico e arquitectónico, quer pelo espaço natural em que se situa.
Obrigada pela partilha.
Beijinhos.
Branca

Seguidores

Arquivo do blogue