30/01/2009

VILA NOVA DA BARONIA -JARDIM DE INFÂNCIA

CLIQUE NA IMAGEM
Jardim de Infância de Vila Nova da Baronia integra lista de Finalistas

Foram recentemente anunciados os projectos finalistas do concurso dos Prémios eTwinning 2009.
O Jardim de Infância de Vila Nova da Baronia conseguiu, mais uma vez, um excelente lugar ao integrar a lista final de projectos seleccionados, a nível europeu, com um projecto integrado na categoria The four elements.
Como nos referiu a Educadora Luisa Fadista, o projecto “Os 4 Elementos”, é um projecto transdisciplinar que a nível curricular se insere na Área do Conhecimento do Mundo.
No meu plano curricular, procurei inseri-lo numa vertente de Educação Ambiental.
Começámos por fazer experiências com a água durante o mês de Setembro por estar ainda muito calor: fomos à piscina, fizemos gelados.
O fogo foi tratado no período do Inverno com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Alvito.
O vento foi tratado com a construção de um grande espantalho para afastar os pássaros da horta.
A terra foi tema tratado ao longo de todo o ano lectivo com diversas experiências. Neste tema foi tratado também a importância de se alimentar a terra (fazendo compostagem) para ela poder alimentar as plantas, os animais e as pessoas,
Os objectivos foram estabelecidos tendo em conta as características desta faixa etária enriquecendo as suas aprendizagens na áreas de expressão e comunicação.
Este projecto foi gerido pelas duas escolas que o iniciaram de modo complementar. No Jardim de Infância de Vila Nova da Baronia foram realizadas experiências de ar livre com o grupo de crianças, que depois eram enviadas para as colegas da Escola na Islândia. Aí foram realizadas experiências de sala de aula que depois partilhavam connosco.
Por exemplo o ciclo da água foi tratado pela Islândia de forma complementar ao nosso trabalho. Nós, em Portugal fizemos experiências de tratamento da água suja de uma poça do pátio da Escola e na Islândia fez-se a evaporação com a ajuda de um bico de gás e de uma chaleira.”
A Profª Luisa Fadista e as crianças do Jardim de Infância de Vila Nova da Baronia estão de parabéns.
Para mais informações consulte www.etwinning.net

Sem comentários:

Seguidores

Arquivo do blogue