13/04/2010

BANDA DA ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DO CONCELHO DE ALVITO





A banda da Associação dos Bombeiros Voluntários de Alvito começou quando em 1978 o Sr. Eliseu Efigénio tomou a iniciativa de reunir alguns membros da antiga filarmónica 10 de Dezembro na tentativa de refazer novamente a Banda e solicitou à Direcção dos Bombeiros que fosse integrada nos quadros da Associação sob a denominação de Banda dos Bombeiros Voluntários de Alvito.
A Banda tem a sua primeira actuação a 18 de mearço de 1979. Ao longo de 10 anos, a Banda Filarmónica dos B.V. de Alvito,liderada pelo Mestre Augusto Penedo, participou assiduamente em concertos e festas, um pouco por todo o país, grangeando algum sucesso. Em 1989 o Mestre Augusto Penedo solicitou à Direcção da Associação a dispensa das funções por motivos de saúde e pouco depois, faltando o elo de ligação em redor de todos os membros, a Banda desintegrou-se.
Em 1997 a Direcção aproveitando os apoios da Câmara Municipal, e das Juntas de Freguesia de Alvito e Vila Nova da Baronia, resolveu levar por diante a reconstituição da Banda, convidando o Prof. Manuel Sardinha para dirigir, tendo sido a sua primeira actuação em 1 de Dezembro desse mesmo ano.
Em 1999 houve necessidade de revitalizar a Banda pelo que a Direcção substituiu o Prof. Manuel Sardinha pelo Mestre José Faustino da Silva Peralta e Mestre Francisco Lopes. Em Novembro de 2000 o Mestre Pereira substituiu o Mestre José Faustino Peralta. Em conjunto o Mestre Pereira e Mestre Lopes continuam um projecto, vindo de trás, hoje a escola conta com cerca de 18 alunos, alguns fazem actualmente parte da Banda.
A Banda da Associação dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Alvito, já contou com algumas actuações de referência; Concertos na Vila de Alvito, Serviços Marciais, Encontros de Bandas de Música. Nós Banda de Música de Alvito contamos com a sua colaboração e admiração desta localidade, tal como das entidades competentes, para podermos cativar mais os nossos jovens, tanto da Freguesia de Alvito como da Freguesia de Vila Nova da Baronia.


(Blog Alandroal - 2006)

Sem comentários:

Seguidores

Arquivo do blogue