11/06/2014

ALVITO Elementos para a história de Alvito.

ALVITO
Elementos para a história de Alvito.
Recordo com muita saudade o casal que guardava o Castelo de Alvito no tempo que o meu avô era responsável pelo mesmo junto da Fundação da Casa de Bragança. Eram o Sr. João e a Dª Ermelinda , um casal simpático, ela costureira ele guarda do castelo. Um bom conversador que se interessou por conhecer a história do castelo e que entre outros pormenores nos contava a história de um príncipe que teria nascido em Alvito.
Encontrei há dias uma descrição do nascimento, em Alvito , do 5º filho de D. João III e de Dª Catarina. Aqui a transcrevo por ser mais um elemento para a história desta maravilhosa terra.
“Manuel, o quinto filho de João III e de Catarina, nasce no princípio de Novembro de 1531 em Alvito, no Alentejo, no castelo do vedor da Fazenda, Rodrigo Lobo, onde a corte estava refugiada da peste que grassava em Lisboa. É um herdeiro desejado, depois de vários nascimentos que não resolveram o problema dinástico. Após um inverno catastrófico, em que a população viveu no terror dos tremores de terra, da fome e da peste, o feliz nascimento deve ter sido acolhido como um sinal de bom augúrio para os tempos futuros. A corte e o país rejubilam: há notícias de festas e bailes em Alvito, pelo nascimento do príncipe, e da cerimónia do baptismo, faustosa apesar do exílio da corte e celebrada a 12 de Novembro. Pela mesma altura João III encomenda a Nicolau Chanterenne, artista contemporâneo de Vicente, a escultura de mármore e alabastro para o altar da capela da Pena em Sintra. Uma inscrição recorda o motivo: ob felicem partum Catharinae reginae conjugis incom parabilis suscepto Emmanuele filio principi.
No ano seguinte haverá uma festa de corte em Lisboa, durante a qual Vicente apresentará Lusitânia, um auto para festejar o nascimento do príncipe nosso senhor, porque não pôde em Alvito.
As festividades não se confinam a Portugal. O padrinho do príncipe é o imperador Carlos V, cunhado de João III .”
Também a Wikipédia confirma estes elementos:
“Manuel de Portugal (Alvito, 11 de Novembro de 1531 - Évora, 14 de Abril de 1537), foi príncipe herdeiro de Portugal desde 1535 até à sua morte.
Manuel era o quinto filho de João III de Portugal e Catarina de Áustria, sendo neto por via paterna de Manuel I de Portugal e Maria de Aragão, e por via materna de Filipe I de Castela e Joana, a Louca.
Em 1535, o pai designou-o oficialmente herdeiro da Coroa de Portugal, ao invés de sua irmã mais velha D. Maria Manuela. Contudo, a sua morte prematura, dois anos mais tarde, quando ainda não completara os seis anos de idade, provavelmente devido à consaguinidade resultante das sucessivas uniões dinásticas entre Portugal e Castela desde o início do século XVI, levou a que fosse sucedido no título de príncipe pelo seu irmão mais novo, Filipe.”

Sem comentários:

Seguidores

Arquivo do blogue