19/10/2008

27 de OUTUBRO a 02 de NOVEMBRO - AS ERVAS DA BARONIA



Ciclo Gastronómico- As Ervas da Baronia

Aromas Campestres à Moda da Nossa Gente

Em Fevereiro de 2007 a Câmara Municipal de Alvito deu início ao evento “As Ervas da Baronia”, Ciclo Gastronómico desenvolvido em três épocas do ano. Esta iniciativa teve por base algumas das ervas utilizadas na gastronomia alentejana, de acordo com os ditames da natureza, em cada época do ano, e colocou à disposição dos “provadores” toda a riqueza do sabor do campo, através da degustação de pratos confeccionados à base de espargos, catacuzes, carrasquinhas, beldroegas, coentros, hortelãs, poejos e outras ervas aromáticas. Esta iniciativa, apoiada pela Região de Turismo Planície Dourada, foi muito positiva, nomeadamente para todos os restaurantes aderentes.
Em Fevereiro de 2008 voltou com a primeira semana do Ciclo Gastronómico, dedicada aos Espargos, Catacuzes e Carrasquinhas.
A segunda semana do Ciclo decorreu entre 9 e 15 de Junho com pratos confeccionados a partir das beldroegas
A terceira semana do Ciclo Gastronómico “As Ervas da Baronia, que acontecerá entre os dias 27 de Outubro e 2 de Novembro, levará à mesa dos restaurantes aderentes do concelho de Alvito (“O Fernando” e “ O Buraco da Zorra” em Alvito, “Bica Nova”, “O Camões” e “O Casão” em Vila Nova da Baronia), os poejos, as hortelãs, os coentros e outras ervas aromáticas, permitirão confeccionar pratos verdadeiramente deliciosos.

Estas ervas são uma das nossas riquezas que queremos valorizar e promover.

Um verdadeiro Ciclo das Ervas na Cozinha para apreciar...devagar !

Sem comentários:

Seguidores

Arquivo do blogue