13/04/2009

ANDANÇAS PARA A LIBERDADE de CAMILO MORTÁGUA





Andanças para a Liberdade, de Camilo Mortágua

A Câmara Municipal de Alvito e o autor Camilo Mortágua, têm o prazer de a/o convidar para o convívio de apresentação do livro Andanças para a Liberdade, vol 1934-1961, que terá lugar no dia 18 de Abril, pelas 18h, na Biblioteca Municipal de Alvito.
O livro será apresentado pela economista Sara Rocha e pelo Professor José Rabaça Gaspar seguindo-se um momento musical pelo Grupo “A Capela”.

CAMILO MORTÁGUA
Entre os inimigos de Salazar que lutaram de armas na mão contra o Estado Novo destacam-se dois homens: Camilo Mortágua e Hermínio da Palma Inácio- os últimos revolucionários românticos. A eles se devem os golpes mais espectaculares que abalaram a ditadura. Mas a história da acção directa contra o regime há-de reservar a Camilo Mortágua um capítulo muito especial: participou na Operação Dulcineia, em Janeiro de 1961, comandada pelo capitão Henrique Galvão e inspirada pelo general Humberto Delgado- o desvio do paquete português «Santa Maria», que seria o primeiro acto de pirataria dos tempos modernos. Mais tarde, com Palma Inácio e outros companheiros, fundaria a LUAR.
Nos últimos anos tem trabalhado na concepção e implementação de programas e projectos de desenvolvimento local, assim como na mobilização de pessoas e grupos socialmente desprotegidos e na animação e organização de comunidades em risco de exclusão.
Presidente da DELOS Constellation, Association Internacional pour le Developpement Local Soutenable (1994-2002). Presidente da APURE, Associação para as Universidades Rurais Europeias.
Grande Oficial da Ordem da Liberdade da República Portuguesa.


Sem comentários:

Seguidores

Arquivo do blogue