21/01/2007

vila de Alvito.bmp






JORGE GUIMARÃES expõe em Alvito

Desde o dia 13 de Janeiro, que se encontra, no Centro Cultural de Alvito, a exposição de pintura de Jorge Guimarães “Pintei um jardim, escondi-me lá dentro”.

Nesta exposição Jorge Guimarães “(...) o poeta da cor, apresenta-nos um conjunto de pinturas que são elas mesmas belos poemas cromáticos”.

De acordo com Noémia Cruz, Directora Artística do Museu Jorge Vieira “ Estas suas pinturas são poemas de cor e formas. É outro modo de dizer a natureza, apesar de, aparentemente, abstracta. Num primeiro olhar vemos pontos coloridos, cheios de luz. Um olhar mais atento leva-nos à forma: a “floresta”, o “mar”, a “montanha de cristal”... aparecem, como por magia. Percorrer com o olhar estas pinturas e procurar sair do abstracto, para uma qualquer realidade, torna-se um jogo aliciante(...)”

Este projecto, fruto de uma parceria com o Museu Jorge Vieira, pode ser apreciado em Alvito até 4 de Março de 2007, de 2ª feira a Sábado, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.






APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO FAME EM ALVITO

No próximo dia 8 de Fevereiro, pelas 18 horas, a Câmara Municipal de Alvito assinará o protocolo financeiro e de cooperação com o Banco Espírito Santo, S.A., com a LISGARANTE- Sociedade de Garantia Mútua, S.A., com a ADRAL- Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, S. A. e com o IAPMEI- Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento, para a constituição e funcionamento do Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Concelho de Alvito- FAME.

A adesão ao FAME por parte da Câmara Municipal de Alvito surge como complemento ao projecto de apoio ao Empreendedorismo i9-tur, desenvolvido no âmbito da iniciativa comunitária EQUAL. Este projecto promovido pela Associação de Desenvolvimento Terras do Regadio tem como entidades parceiras: as Câmaras Municipais de Alvito, Cuba, Ferreira do Alentejo e Vidigueira; a Região de Turismo Planície Dourada; a ESTIG e a empresa de animação Alentejo Activo.

Com a constituição deste Fundo pretende-se estimular e orientar investimentos a realizar por Micro e Pequenas Empresas no Concelho de Alvito para a melhoria dos produtos e/ ou serviços prestados, para a modernização das empresas, ou para as modificações decorrentes de imposições legais e regulamentares.

Após a assinatura do protocolo seguir-se-á a apresentação pública do FAME, na sala de sessões da Câmara Municipal, onde os potenciais interessados poderão obter mais informações e ver as suas dúvidas esclarecidas.






CARTA EDUCATIVA DO CONCELHO DE ALVITO

Foi aprovada, por maioria, em reunião da Assembleia Municipal de 20 de Dezembro, a Carta Educativa do Concelho de Alvito.
A Carta Educativa é assumida como um instrumento de planeamento territorial e será parte integrante do Plano Director Municipal (PDM) que neste momento se encontra em fase de revisão.

A Carta Educativa surge como uma ferramenta de estruturação da acção e que visa a melhoria contínua do sistema educativo local, entendido numa perspectiva de Território Educativo, não confinado ao espaço tradicionalmente reservado à escola. Reconhece-se que a multiplicidade de inputs económico- sociais, experiências informais e participação alargada é fundamental para encontrar as melhores respostas para um território.

Dadas as características do parque escolar existente no concelho de Alvito é assumida como prioridade a adopção de um conjunto de medidas que permitam optimizar e requalificar as estruturas educativas em benefício da qualidade da oferta educativa/ de formação e consequente incentivo à melhoria dos indicadores de escolarização e qualificação. Assim é proposto:

- A Criação de uma Escola Básica Integrada, que possa vir a funcionar como uma espécie de “Campus educativo”, que reuna as valências de educação pré-escolar, de 1º CEB, 2º e 3º ciclos do ensino básico, localizada na sede de concelho.

Este novo equipamento escolar proposto, poderá ser construído no espaço já pensado para o efeito junto ao Pavilhão Gimnodesportivo dadas as vantagens daí decorrentes, quer em termos de localização, facilidade de acesso e proximidade com os principais equipamentos desportivos, de saúde e de socorro.






ALVITO APROVA GRANDES OPÇÕES DO PLANO E ORÇAMENTO PARA 2007

Foram aprovados, por maioria, em reunião da Assembleia Municipal de 20 de Dezembro, os documentos referentes às Opções do Plano e ao Orçamento do Município de Alvito para o ano de 2007.

O Plano apresentado contempla alguns dos contributos e sugestões que foram recolhidos junto dos serviços da autarquia, dos funcionários, dos partidos políticos, das associações e das populações, através das reuniões e contactos informais efectuados, das participações nos órgãos e conselhos, da correspondência recebida e da participação através de questionários distribuídos.

Nas GOP´s destacam-se, nas Funções Sociais, a aposta forte nas áreas da Educação, Desporto, Cultura e Turismo. Nas Funções Económicas a aposta vai para a construção do Parque de Feiras e Mercado Municipal, em Alvito, uma vez que as respectivas candidaturas estão aprovadas e a construção de um Parque Multiusos em Vila Nova da Baronia.
De salientar, ainda que com a adesão do Município ao FAME- Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o trabalho de incentivo ao empreendedorismo será também uma área a privilegiar no próximo ano. O desenvolvimento económico a par do desenvolvimento social será uma preocupação constante, daí a intenção de elaborar um Plano Estratégico que irá contribuir para definição de acções potenciadoras do desenvolvimento económico e social.

O Município continuará a dar grande importância à fixação da população no concelho e nesse sentido prevê a oferta de habitação a custos controlados, executando projectos e Planos de Urbanização e/ou de Pormenor para terrenos existentes para esse fim.

Os constrangimentos resultantes das finanças públicas obrigam a um orçamento de rigor e a uma gestão realista, que garanta a consolidação do desenvolvimento aliado a uma situação financeira consistente e equilibrada.

Para 2007 o orçamento da Câmara Municipal de Alvito é de 4.537.000,00 €

1 comentário:

Unknown disse...

É com o maior prazer que anuncio que já está em marcha a eleição das 7 Maravilhas de Vila Viçosa .

Esta votação irá ser organizada pelo Terras de Mármore e contará com o apoio e divulgação dos nossos blogues individuais, A Interpretação do Tempo, Calipole – Vila Viçosa – Princesa do Alentejo , INFOCALIPO, Intervisão, O Restaurador da Independência e Tomar Partido, assim como do Neste Meu Alentejo e O Calipolense Taurino .

Esta iniciativa surge no âmbito da votação para as 7 Maravilhas de Portugal, na qual o Paço Ducal de Vila Viçosa está a concurso. Assim com o intuito de chamar a atenção dos Calipolenses, dos Alentejanos, dos Portugueses e dos Cidadãos do Mundo para Vila Viçosa, o seu Paço Ducal e as restantes 20 Maravilhas que estão a concurso, o Terras de Mármore arranca com a votação para as 7 Maravilhas de Vila Viçosa.

Actualmente estão a concurso 61 monumentos do Concelho de Vila Viçosa (Vila Viçosa, Bencatel, Ciladas, São Romão e Pardais), que estão a ser estudados cuidadosamente pelos elementos do Terras de Mármore, pelos bloggers do Neste Meu Alentejo e O Calipolense Taurino e por mais algumas pessoas por mim convidadas. Destes 61 monumentos, apenas 21 irão a concurso, o qual estará aberto a todos os quantos queiram participar nesta iniciativa e que desde já, convidamos a participar, não somente Calipolenses, mas sim também Alentejanos, Portugueses, Cidadãos do Mundo.

Para votar nas 7 Maravilhas de Vila Viçosa, basta enviar um e-mail para orestaurador@gmail.com ou terrasdemarmore@sapo.pt referindo os 7 monumentos que acha merecedores de figurarem na lista das 7 Maravilhas de Vila Viçosa, assim como o seu nome e localidade. Optamos por este metodo de votação de modo a evitar que haja pessoas a votar mais do que uma vez nos mesmos monumentos e para que a votação possa ser a mais dispersa possível. Mais uma vez repito que todos podem votar, participar e divulgar!

À semelhança das votações para as 7 Novas Maravilhas do Mundo e 7 Maravilhas de Portugal, também o resultado das 7 Maravilhas de Vila Viçosa irá ser divulgado no dia 7 de Julho de 2007, dia esse que esperamos seja de festa em Vila Viçosa com a eleição do Paço Ducal de Vila Viçosa como Maravilha de Portugal.

Temos consciência de que a lista final de 21 monumentos não irá agradar a todos, mas infelizmente é impossível agradar a todas as pessoas. Contudo, pensamos que independentemente dos monumentos que venham a estar representados na lista final de 21 monumentos, irão ser uns dignos representantes de Vila Viçosa e do seu concelho por essa blogosfera fora!

Senhoras e Senhores, os dados estão lançados!!!

Nuno Faritas Lobo

Seguidores

Arquivo do blogue