13/02/2007

VILA NOVA DA BARONIA

BRASÃO


Concelho Alvito
Área 124,54 km²
População 1 328 hab. (2001)
Densidade 10,7 hab./km²



HISTÓRIA

A povoação é muito antiga e existem vestigios que datam da época dos romanos, tal como a ponte romana situada a menos de 300 metros da vila. Teve o primeiro foral atribuído pelo provincial da ordem de Santa Trindade a 18 de Agosto de 1280 (II Maço de forais antigos n.º 2 e n.º 3). O novo foral foi-lhe atribuído por D. Manuel I em Lisboa a 20 de Novembro de 1516, conforme o que consta no Livro de Forais Novos do Alentejo (III 100 V, col. I).

Não há dúvida alguma que o povoamento do território desta freguesia ascende a épocas não apenas anteriores ao séc. XII, mas que remontam por certo à pré-romanidade.

Vila Nova da Baronia teve, inicialmente, o nome de "Vila Nova de a par de Alvito" e, depois, "Vila Nova de Alvito", passando em 1708 para o actual nome de Vila Nova Da Baronia por pertencer ao mesmo donatário Conde e Barão de Alvito.

Foi elevado à categoria de concelho no mesmo ano de 1708, o qual foi extinto em 1836, passando para o actual concelho de Alvito. Existe como recordação dos 128 anos em que foi concelho, o Pelourinho, hoje colocado na praça da República e classificado de monumento nacional. Outro dos monumentos de grande relevância é a Igreja Matriz, que historiadores dizem ter sido edificada no século XIII, mas que outros apontam a sua data de edificação para os secs. XVI e XVII. A sua planta é quandragular e possui uma úica abóbada de berço, bem como vários frescos de grande valor artistico. A ermida de Sant' Águeda, a 1,5 km da vila, também tem no seu interor frescos de enorme valor artistico.


CLIMA

O clima desta zona interior Sul do País apresenta forte feição mediterrânea. Esta traduz-se nomeadamente em precipitações relativamente baixas e concentradas no Inverno, temperaturas médias altas, amplitudes térmicas elevadas, humidade relativamente baixa, nebulosidade baixa e insolação e radiações elevadas no Verão. Geologicamente, o Concelho de Alvito, e subsequentemente a freguesia de Vila Nova da Baronia, situa-se no limite entre os terrenos antigos antemesozoitos, pertencentes ao bordo ocidental do Maciço Hespérico, na parte Sudoeste da zona de Ossa-Morena, e os terrenos mais modernos mesocenozóicos que constituem a orla ocidental, localmente representados pelas formações cenozóicas da bacia do Sado.


DEMOGRAFIA

O crescimento demográfico de Vila Nova da Baronia encontra-se em declinio. Há cada vez mais idosos e cada vez menos jovens, ou seja, a população é na sua maioria idosa. A chamada "desertificação", que tem atingido sobretudo as áreas rurais do Interior do país, é uma das principais causas deste declinio acentuado da população. O facto de não existir possibilidades de conseguir um emprego na zona por falta destes, leva cada vez mais os jovens a fixarem-se noutras regiões como até noutros países.


ACTIVIDADES ECONÓMICAS

A agricultura apresenta-se como principal actividade económica da freguesia. Os outros sectores, como a construcção, comércio e serviços tem um papel menor na geração de riqueza da freguesia. As principais actvidades agrícolas são tipicamente mediterrânicas, tais como a extracção de cortiça, a cultura de trigo, cultura de oliveiras, criação de suínos, ovinos e bovinos. A cultura de vinha também tem vindo a ganhar alguma relevância nos últimos anos.


FESTAS TRADICIONAIS
Em Vila Nova da Baronia realizam-se três festas tradicionais por ano, as festas de Sant'Águeda e São Neutel, no fim de semana de Pascoela; a Feira Anual, no terceiro domingo do mês de Julho e as festas de Santa Maria nos dias 14 e 15 de Agosto.


GASTRONOMIA

A gastronomia na freguesia de Vila Nova da Baronia é tipicamente alentejana e os principais pratos (tipicos do Alentejo) servidos nos vários restaurantes são, Açorda (ou sopa) de cação, Ensopado de borrego, Carne de porco á Alentejana, Migas, Sopa de Beldroegas, Carrasquinhas, entre outros. Mas também são confeccionados pratos tipicos da cozinha portuguesa, como o Cozido á Portuguesa, Bacalhau, entre outros.

LISTA DE RESTAURANTES

Café/ Churrasqueira "Avenida"
Café/Restaurante "Bica Nova"
Café/Bar/Restaurante "O Camões"
Café/Restaurante "O Casão"
Café/Restaurante "Da Vila"
Outros estabelecimentos que servem refeições:

Taberna "O Abóbora"

PATRIMÓNIO

Igreja Matriz de Vila Nova da Baronia ou Igreja de Nossa Senhora da Assunção
Ermida de Santa Ágata ou Ermida de Santa Águeda ou Ermida de São Neutel
Igreja da Misericórdia de Vila Nova da Baronia
Pelourinho de Vila Nova da Baronia
Capela de Nossa Senhora da Conceição
Ermida de Nossa Senhora da Graça
Ermida de Santo António
Ermida de São Pedro
Paços do Concelho de Vila Nova da Baronia
Passos de Vila Nova da Baronia
Ponte do Azinhal

INSTITUIÇÕES E SERVIÇOS

Centro Paroquial de Vila Nova da Baronia
Clube de Caçadores de Vila Nova da Baronia
Crédito Agrícola do Guadiana Interior, balcão de Vila Nova da Baronia
CTT, Correios de Portugal
Escola Básica do 1º Ciclo de Vila Nova da Baronia
Jardim de Infância
Grupo Desportivo e Cultural de Vila Nova da Baronia
Junta de Freguesia de Vila Nova da Baronia
Lar de Terceira Idade
Junta de Freguesia de Vila Nova da Baronia


(Fonte VIKIPÉDIA)

6 comentários:

Poemas de amor e dor disse...

Amigo,
Depois de ter lido todos estes dados sobre o Alvito fico com vontade de ainda este ano por lá passar.
Tenho recebido os teus lindos presentes, belas imagens, em pps e outras. Obrigado e se tiveres links que entendas que eu deva colocar no meu blog manda que eu os colocarei.
PS: Se tiveres ou souberes de mais links sobre Beja, local onde nasceu a minha companheira, como sabes, indica. O teu Beja continua no meu blog apesar de tu o teres dado por terminado.
Um abraço
Rogério
http://poemasdeamoredor.blogs.sapo.pt

O Micróbio II disse...

Grande vila... grande história... grande momento! :)

O Chaparro disse...

assim, sim, grande divulgador das origens. como ja tinha dito conheço de passagem , pois minha mãe é de viana.
bom resto de semana.
abraço

Anónimo disse...

A "vila" é sitio grande, unico .. gosto muito

Anónimo disse...

Gostaria de felicitar a educadora Luísa Fadista pelo prémio atribuído ao seu Jardim de Infância.Também sou Educadora de Infância e a temática ambiental é de grande apreço para mim. Gostaria que me informasse como posso candidatar o meu Jardim de Infância à Rede Nacional de Educação Ambiental.
Melhores cumprimentos
Luísa Neto
luisarineto@gmail.com

Anónimo disse...

Venho por este meio dar os parabens ao Sr. Luis Melhano pelo que escreveu sobre a minha " Vila Nova da Baronia " mas tambem informa-lo de que no que diz respeito a instituiçºoes e serviços existe nesta vila uma sociedade filarmonica com pelo menos 87 anos.
Agradcia que reparace o erro.
OBRIGADO --JMPS.

Seguidores

Arquivo do blogue