09/03/2007






Rastreio do Cancro da Mama em Alvito

No periodo de 20 a 29 de Março de 2007




A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), associação cultural e de serviço público fundada em 1941, exercendo as suas actividades de acordo com os estatutos, tem, entre outras, a finalidade de promover a prevenção do cancro.
Destas doenças, destaca-se o cancro da mama, expresso pela elevada taxa de mortalidade, sendo, por isso, um importante problema de saúde para a população portuguesa.
Desta forma, no sentido de atenuar o flagelo que representa esta patologia, a Liga Portuguesa Contra o Cancro promoveu o Programa de Rastreio do Cancro da Mama, integrado no Plano Oncológico Nacional e no Programa Europeu Contra o Cancro, tendo como objectivos a detecção do cancro da mama num estádio o mais precocemente possível, aumentando, assim, as possibilidades de cura, proporcionando um tratamento menos agressivo, incrementando a sobrevivência (com maior qualidade de vida) e diminuindo a mortalidade desta doença.
Para a consecução desta programa são utilizadas unidades móveis e fixas, guarnecidas por técnicos credenciados em radiologia, que executam os respectivos exames às mulheres (convidadas, através de carta personalizada, a participar) com idade compreendida entre os 45 e os 69 anos, grupo etário a que se destina o rastreio.
Posteriormente, os exames são avaliados por uma equipa de médicos radiologistas, que elaborarão os respectivos relatórios


No Concelho de Alvito, o rastreio vai realizar-se no período de 20 a 29 de Março de 2007, sendo fundamental que as mulheres convidadas respondam afirmativamente, pois desta forma, podem contribuir, decisivamente, para minorar este flagelo.
A Unidade Móvel onde se encontram os equipamentos para a efectivação dos exames ficará instalada junto ao Centro de Saúde de Alvito.

O EXAME É RÁPIDO, FÁCIL E GRATUITO

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigada mas...........estou um pouco distante. Óptimo domingo. Votos da intemporal

Seguidores

Arquivo do blogue