09/10/2007

A l v i t o - Um Concelho À Sua Espera








Exposições no Centro Cultural de Alvito

À TUA ESPERA e QUARTO CRESCENTE

Estas duas exposições, fruto de uma parceria com o Museu Jorge Vieira, podem ser apreciadas no Centro Cultural em Alvito até 30 de Novembro de 2007.


No dia 4 de Outubro, foram inauguradas, no Centro Cultural de Alvito a exposição de pintura de Óscar Alves “À Tua Espera” e a exposição de escultura de Domigos Oliveira “Quarto Crescente”.

Segundo Rui Almeida Pereira, Director Artístico do Museu Jorge Vieira “À Tua Espera, é o mote duma história real que se transformou numa lenda. A pintura de Óscar Alves é o recorte de histórias de Reis e Rainhas, de conquistadores, de submissos ou submissas, dos perdidos ou desaparecidos. Uns são gordos, outros magros e o tempo, desses tempos, é um período que faz parte da história nacional que se parece, em muito, com os tempos de hoje.”

“(...) Em suma, o conjunto dos trabalhos apresentados que patenteia um sério desassossego em relação ao nosso passado histórico, não deixa, apesar de tudo, de fazer pontes com o mundo contemporâneo... ainda muito mais inquietante!

A Obra de Óscar Alves caracteriza-se, num primeiro olhar, por um exercício de retracto puro, de ostentação de classe, como se tratasse duma encomenda dos representados. Numa segunda observação, porém, apercebemo-nos dos pormenores que nos encaminham para um ou mais sentidos, para um ou mais caminhos com diferentes características narrativas” .



“ A obra “Quarto Crescente” é um tributo ao ser no feminino: o Sol e a Lua, o Homem e a Mulher e o avolumar da esfera lunar como sinal claro de fecundidade que acontece no mistério da lua quando abraça o nascimento e acompanha o desenvolvimento dos filhos, ou quando adormecemos no escuro da noite e revemos as memórias de menino, ou penetramos nos sonos mais profundos e confundimos o sonho com a fragilidade da nossa existência- as recordações de infância, a casa onde nascemos e crescemos... A escultura do artista representa toda uma envolvente física, corpórea do sexo feminino, sobressaindo, a evocação de sua mãe e irmãs como alicerces naturais, ternos, fraternos, protectores do seu nascimento.”











Outono com Música em Alvito

Recital de Órgão e Canto

A Câmara Municipal de Alvito, em colaboração com o Conservatório Regional do Baixo Alentejo, promove no próximo dia 13 de Outubro de 2007, pelas 21H00, na Igreja Matriz de Alvito, um Recital de Órgão e Canto.
Os intérpretes são: Nuno Alexandrino, órgão e Joana Godinho, canto





Foto Aguinaldo Vera-Cruz



Biblioteca Municipal de Alvito
“A lição de Joana”

No próximo dia 26 de Outubro realiza-se na Biblioteca Municipal de Alvito, a partir das 9,30h, a acção de formação “A lição de Joana”, orientada por Paulo Lages.

Esta acção de formação, apoiada pelo IPLB, tem como público-alvo: bibliotecários, técnicos de biblioteca, professores, educadores e animadores socio-culturais, que poderão aprender a realizar a animação da leitura para crianças através da leitura encenada.

É certamente uma boa oportunidade para todos os técnicos interessados em adquirir competências na área da animação da leitura.

Sem comentários:

Seguidores

Arquivo do blogue