10/06/2009

ALVITO E BERNARDO NUNES

---Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção-- Foto e texto de Bernardo Nunes - O interior é composto por três naves, a central mais larga e alta, de 5 tramos, divididas por arcos de volta perfeita sobre robustos pilares octogonais de cantaria de mármore, bases também octogonais, fustes apresentando a meia altura anéis de decoração de folhagens, troncos e fitas e capiéis idênticos. Os braços do transepto abrem para a nave por arcos quebrados e para as naves laterais por arcos redondos.
Capela-mor coberta por abóbada de berço redondo de caixotões pintados e alçados revestidos a azulejos enxaquetados, monocromáticos, azul e branco; retábulo-mor em talha dourada, de estilo nacional, de 3 eixos, com tribuna larga contendo trono; nos eixos laterais, divididos por colunas espiraladas, decoradas com acantos, que se prolongam no ático em arquivoltas, unidas no sentido do raio, pequenos nichos; a capela-mor comunica, do lado do Evangelho, com a antiga Casa do Despacho e, do lado da Epístola, com a sacristia.







Mais uma vez tenho o prazer de apresentar BERNARDO NUNES na sua nova galeria sobre Alvito se bem que o seu trabalho fotográfico se estenda por todo o País e Estrangeiro.

Na verdade este último álbum é enriquecido pelos textos que acompanham as fotos.

Diz BERNARDO NUNES na apresentação deste trabalho:

"Dedico este álbum às gentes do concelho de Alvito.
Os testemunhos mais antigos que se conhecem da presença humana no concelho remontam ao neolítico, existindo vários vestígios que nos asseguram a presença do Homem durante a idade do cobre, a idade do bronze e a idade do ferro. A ocupação intensa levada a cabo pelos romanos fez-se sentir logo no início do século I, subsistindo ainda vários testemunhos desta presença, de que são exemplos as villae de S. Romão, de S. Francisco e Malk Abraão. Também visigodos e muçulmanos ocuparam estas antigas villae, dando continuidade à ocupação romana. Conquistada em 1234, em 1251 a povoação é doada a D. Estêvão Anes, chanceler-mor do reino, por D. Afonso III e pelos Pestanas de Évora. A partir desta data procede-se ao seu repovoamento, passando Alvito a ser uma povoação com dimensões consideráveis para a época. (Informação da Câmara Municipal de Alvito)"




Dada a importância desta obra na divulgação da nossa terra convido os Alvitenses e todos os meus leitores a visitar a referida galeria e a deixar os seus comentários.


Foto de Bernardo Nunes


Sem comentários:

Seguidores

Arquivo do blogue