28/11/2014

Exposições no espaço Adães Bermudes (Alvito), até 4 de janeiro de 2015





Exposições no espaço Adães Bermudes (Alvito), até 4 de janeiro de 2015
27-11-2014
Exposições no espaço Adães Bermudes (Alvito), até 4 de janeiro de 2015
Desde o passado dia 1 de novembro que se encontram patentes no espaço Adães Bermudes, em Alvito, as exposições Re]começar, 7 artistas em Alvito eGlocalização ou Colapso. Obras da Coleção MG, que se encontrarão patentes até 4 de janeiro de 2015.

[Re]começar, 7 artistas em Alvito
, resultou das residências artísticas organizadas pela Associação Inter.meada, em agosto passado. Nesta exposição são apresentados trabalhos de Ana Linhares, Carlos Gaspar, Frederico Mendes, João Serra, Mariana Marote, Teresa Palma Rodrigues e Rodrigo Bettencourt da Câmara.
Teresa Palma Rodrigues (Fotografia de Mariana Marote).  O trabalho realizado durante a residência apresenta-se sob a forma de caderno de campo,  um livro de artista no qual estão pintados bolinhos da padaria da vila. Neles se utiliza o saber-fazer da região, bem como os produtos que dela provêm: o azeite, a banha, o mel, o trigo e também frutos, como o limão, o figo, a amêndoa ou a noz, mesclados em pequenas formas com motivos simples. Não resistindo à tentação de os comer, os bolos vão-se partindo, despedaçando, de modo que, na última página, só restam as migalhas.
A mostra conta com o apoio do Município de Alvito, da Associação EGA - Estudos Gerais de Alvito, da Direção Regional de Cultura do Alentejo e do Turismo do Alentejo-ERT, entre outras entidades.

GLOCALIZAÇÃO OU COLAPSO. OBRAS DA COLEÇÃO MG, exposição que inaugurou o novo espaço da EGA - Estudos Gerais de Alvito (Associação Cultural), resultou de uma intensa colaboração com a Câmara Municipal de Alvito e foi concebida como desenvolvimento do eixo principal das atividades da EGA - o estudo dos fenómenos da localização e da globalização.

Partindo das obras que fazem parte da Coleção Marin/Gaspar, o primeiro nome pensado para a exposição foi 'Do Local ao Global na Coleção MG' e, apesar de se manter a fidelidade ao espírito e ao conteúdo do projeto, operou-se uma mudança de título - Glocalização ou Colapso. Algumas obras da coleção MG - resultado que traduz melhor o fio condutor que o comissário João Fonte Santa prosseguiu e o sentimento que as imagens nos permitem, num processo que assentou num contínuo diálogo durante a seleção das obras, revelando-se como o aprofundamento da ideia original.

O convite ao artista João Fonte Santa para pensar e comissariar esta mostra decorreu do impacto da sua recente exposição - O Colapso da Civilização - cujas peças centrais aqui estão patentes, e do facto, marginal mas de significado relevante, de ele próprio ter nascido em Alvito.
Tendo como pano de fundo a obra de Jared M. Diamond Collapse: How Societies Choose to Fail or Succeed (2005), procuraram-se imagens que dão conta da interação e da projeção do local no global e interrogamo-nos se tal interação pode ser a resposta ao colapso tantas vezes profetizado e que acreditamos poder ser ainda contrariado.

O local que se reabre agora à fruição pública tem ainda uma particular ressonância nos objetivos primaciais da EGA - a educação e o desenvolvimento. Neste contexto é simultaneamente homenageado um vulto grande da cultura portuguesa, o Arquiteto Adães Bermudes, cujo nome se logrou associar ao espaço.
Esta exposição é organizada pela EGA - Estudos Gerais de Alvito, com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo, Município de Alvito, Turismo do Alentejo - ERT, CEDRU, ArteDispersion e Horta da Vila.


DIRECÇÃO  REGIONAL DE  CULTURA

Sem comentários:

Seguidores

Arquivo do blogue