13/09/2007

Jornadas sobre Olivais e Azeites






Jornadas sobre Olivais e Azeites
- do global ao local -

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo e Jornadas Europeias do Património, a Câmara Municipal de Alvito promove, em parceria com os EGA-Estudos Gerais de Alvito, nos dias 30 de Setembro e 1 de Outubro, as Jornadas sobre Olivais e Azeites.
Subordinado ao tema “Olivais Antigos, sua Recuperação e Valorização”, este Encontro pretende reunir vários especialistas em matéria de Olivais e Azeites, num programa que visa igualmente a divulgação do património do concelho de Alvito.
Constitui também um fórum de reflexão sobre o Azeite enquanto promotor da riqueza e do desenvolvimento rural, aliado à possibilidade de incremento da oferta turística e gastronómica. Deverão, de igual modo, ser encontradas respostas para questões que se prendem com a recuperação de olivais antigos e sua manutenção.
O azeite é um elemento que apresenta uma riqueza de aromas e sabores que, aliados ao seu elevado valor nutritivo e propriedades antioxidantes naturais, fazem dele um verdadeiro néctar. Conhecer o azeite e as suas características é não só um prazer como a melhor maneira de o utilizar. No Alentejo, o azeite pode ser também o verdadeiro ouro líquido, como lhe chamou Homero.

2 comentários:

Eremit@ disse...

Belas iniciativas que o amigo aqui vai ofertando aos olhos de quem quer e sugestionando idas...
Faz muito bem. O seu amor ao alentejo e todo o seu património, sente-se.
Aproveito para dizer que coloquei um novo post e deixo um fraterno abraço.

SILÊNCIO CULPADO disse...

É bom saber que ainda se promovem os nossos produtos que são únicos quer em qualidade quer em afectos. Esta identidade não pode ser apagada com uma globalização que nada respeita. É esta ligação à terra, são estas mostras de produtos que enriquecem a paisagem humana de um Portugal descaracterizado.
Por isso é sempre para mim um gosto fazer uma visita a este cantinho tão rico.

Seguidores

Arquivo do blogue