04/07/2009

ACOSSADO






Sócrates já não é um "animal selvagem". É um animal acossado. No Parlamento, caem-lhe em cima Paulo Rangel, Diogo Feio, Francisco Louçã, Jerónimo de Sousa, Bernardino Soares. Cá fora, atira sobre ele Manuela Ferreira Leite, com pontaria afinada. O presidente da República dá-lhe o golpe de misericórdia.

Por fim, os media fazem-no perder a face. Desmentem o que disse ao país. Sócrates soçobra. Dá o dito por não dito. Intervém onde antes afirmara não intervir. Mostra, já não a humildade recente, mas uma surpreendente fraqueza. Recua e ao recuar dá razão aos que lhe moviam processos de intenções.

Sócrates já não é Sócrates. Sócrates, o hábil é, agora, Sócrates o desajeitado. O país informado afasta--se dele. Os arguidos do Freeport cercam-no, tiram-lhe o ar. Sócrates vê fugir-lhe a maioria absoluta, ao mesmo tempo que encara a possibilidade de uma minoria, forçada a negociar. Sócrates perdeu-se e perdeu o país. Veremos o que resta dele em Setembro próximo…

Manuel Ferreira Leite tem um quase terno e respeitável ar de avó. Olhamos para ela e lamentamos as intrigas palacianas, os adjectivos menos simpáticos, as maratonas pelo país, a interpelação dos media a que se sujeita, quando podia estar tranquila a fruir os netos. Já teve mais do que 15 minutos de fama, já foi poder, tem uma reforma doirada. Para quê este regresso como anjo salvador do PSD? Porquê este risco de vir a ser primeiro-ministro?

Mas Manuela Ferreira Leite parece feliz. Decidiu sozinha e ganhou. Davam-lhe a liderança a prazo e tiveram de prorrogar o dito. Agora, no PSD manda ela. A cadeira de S. Bento acena-lhe. Sócrates ouve o que ela diz. De adversário irrelevante passou a inimigo terrível. Manuela Ferreira Leite sorri e adia, com prazer, o momento de contar histórias para adormecer os netos. Porém, Manuela Ferreira Leite não é inocente. Ainda não venceu as legislativas mas já avisa que, se ganhar, mudará tudo o que fez o Governo. Se ao volante, virará à direita. Pegará no machado de guerra para aniquilar, de vez, o Estado social. Afinal, Manuela Ferreira Leite não é doce, apesar do ar de avozinha. Mais, é perigosa. Com ela, as desigualdades vão acentuar-se. Inevitavelmente. Sócrates anima-se. Percebeu que precisa de uma líder do PSD forte. Só o discurso claro e afirmativo de Manuela Ferreira Leite pode fazer dele um homem de esquerda. Há meses, ninguém veria as coisas deste modo. Mas hoje, tudo mudou. A afirmação de Manuela Ferreira Leite à direita, é a sua última esperança. Em verdade, o único factor que pode salvá-lo da morte. Por isso, se for inteligente, o animal acossado estimulará o caçador.



Sem comentários:

Seguidores

Arquivo do blogue