13/03/2008

Alvito - Notícias

Foto de Lu Pan


SAUDADE

Há tanto que não ouço a voz da fonte,
Naquele canto triste e prolongado,
Ecoar pelas ravinas do valado,
Perder-se nas distâncias do horizonte ! …


Há quanto já não vejo aquele monte,
Donde a minha infância, descuidado,
Via espalhar-se o Sol, em tom doirado,
Nas águas do ribeiro, além da ponte ! …


Veste de luto a minha mocidade
A roxa e melancólica saudade
Desse ditoso tempo em que vivia …


Ai, tão distante que me sinto agora
De tudo que sinto e vi outrora,
Quando era alegre e a vida me sorria …




José Maria Lopes de Araujo














.

ENCONTRO DE CONFRATERNIZAÇÃO DOS ANTIGOS ESTUDANTES DO EXTERNATO S.JOÃO DE DEUS EM ALVITO


Dia 12 de Abril, de novo, os antigos estudantes do "Colégio" irão reencontrar-se para passar um dia convivendo com amigos que só nestas alturas têm oportunidade de abraçar, recordando com saudade os que já partiram, confraternizando e revivendo os bons tempos de juventude.

O programa é o seguinte:

11 Horas - Encontro no Adro


11 H 30 - Missa de sufrágio por Professores e Alunos


13 Horas - Almoço no Salão dos Bombeiros Voluntários de Alvito


17 Horas - Lanche


Os contactos a confirmar a presença devem ser comunicados até 30 de Março para os seguintes telefones:

Olinda -284 485 087 ou 961 883 992

Graça -916 226 758

Joaquim -919 486 750


Contamos com a presença do maior número possível de companheiros e pedimos que comuniquem a outros amigos que também frequentaram o "Colégio" e que por falta de endereços não tenham sido contactados.





Procissão do Senhor Morto em Alvito

A Santa Casa da Misericórdia e as Paróquias de Alvito e de Vila Nova da Baronia promovem mais uma edição da Procissão do Senhor Morto, em Alvito, no dia 21 de Março, sexta-feira Santa, pelas 21horas.






A Câmara Municipal de Alvito inaugurou no dia 7 de Março, pelas 15 horas, no Centro Cultural de Alvito, uma exposição do pintor italiano Mario Prencipe. O artista mostra 21 das suas obras até ao dia 30 de Março, em Alvito.


Mario Prencipe licenciou-se no Liceu Artístico de Milão, a sua cidade natal, e integrou em 1989 e em 1997 o catálogo de arte italiana Elite. O pintor atravessa as fases impressionista, hiper-realista e surrealista e tem procurado desde os anos 90 novos horizontes na experiência e na aprendizagem, dedicando-se a uma vida de peregrino viajante nos meandros da cultura e filosofias do sul da Europa e Norte de África, tendo o Mediterrâneo como elemento comum.


Esta é a quinta vez que Mario Prencipe expõe os seus trabalhos em Portugal e as suas obras têm sido apreciadas em todo o mundo ao longo de duas décadas de carreira. Em 1987 participou numa colectiva na Galeria Modigliani (Milão, Itália), em 1998 as suas obras estiveram na Exposição Internacional de Arte Contemporânea “Grand Prix de la Côte d’Azur” (Nice, França), em 2005 expôs no Centro Cultural Português da Cidade da Praia (Cabo Verde), em 2006 no Espace Medina (Dakar, Senegal), no Centro Aznar (Villablanca, Espanha) e na Galeria Samanvai (Jaipur, Índia), e no ano passado mostrou os seus trabalhos na Galeria 36 (Kiev, Ucrânia) e na Galeria Braque (Buenos Aires, Argentina).


A exposição de Mario Prencipe pode ser apreciada até ao final do mês de Março, no Centro Cultural de Alvito, no seguinte horário: 2ª a 6ª feira - 9h30h às 12.30h e das 14h às 17.30h e Sábados- 10h às 12h30 e das 14h às 17.30h





Projecto de Férias Desportivas "Páscoa Desportiva"

O Sector de Juventude e Desporto da Câmara Municipal de Alvito organiza, em colaboração com o Clube da Natureza de Alvito, a Associação Juvenil Nova Geração e a Associação Viananima, o projecto de Férias Desportivas “Páscoa Desportiva”, entre os dias 17 e 31 de Março. As actividades promovidas durante as duas semanas de Março são dirigidas ao público com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos e residentes no concelho de Alvito.
O projecto de Férias Desportivas, integra actividades muito variadas, adequadas a todas as faixas etárias, e desenvolve-se nos vários equipamentos desportivos e culturais existentes nas freguesias de Alvito e de Vila Nova da Baronia.





Semana Gastronómica do Borrego na Planície Dourada
- 17 a 23 de Março-


A Páscoa traz à Planície Dourada mais uma Semana Gastronómica do Borrego, de 17 a 23 de Março. Como é hábito, um grande número de restaurantes da região associaram-se a esta iniciativa e propõem deliciosas iguarias à base da carne mais tradicional desta época: Borrego na púcara, Sopa da panela, Costeletas de borrego com molho de alecrim, Borrego com cilarcas, Ensopado de borrego, etc.
Ao pedir um prato da Semana nos restaurantes participantes poderá ainda ganhar um fim-de-semana no Agro-Turismo Monte da Corte Ligeira (www.corte-ligeira.com), em Beja. Basta imaginação para criar a melhor frase sobre esta semana.

Organização: Região de Turismo Planície Dourada
www.rt-planiciedourada.pt
www.alentejogastronomia.com.pt

Restaurantes aderentes no Concelho de Alvito

ALVITO
Buraco da Zorra
Largo do Relógio, 12
Tel. 284 485 214
Pratos apresentados: Ensopado à Pastora; Perna de Borrego Assada no Forno; Costeletas de Borrego na Brasa

Américo
Largo do Relógio, 7
Tel. 284 485 125
Pratos apresentados: Ensopado de Borrego; Perna de Borrego Assado no Forno

O Feio
Largo Gen. Humberto Delgado, 49
Tel. 284 485 123
Pratos apresentados: Borrego à Pastora c/ Puré de Batata; Sopa da Panela de Borrego

VILA NOVA DA BARONIA

O Camões
Rua 5 de Outubro, 15
Vila Nova da Baronia
Tel. 284 475 209
Pratos apresentados: Ensopado de Borrego; Perna de Borrego Assado

Bica Nova
Rua Pinto Melo, 3
Vila Nova da Baronia
Tel. 284 475 463
Pratos apresentados: Borrego à Pastora; Costeletas de Borrego Panadas

O Casão
Rua Joaquim Henrique da Silva, 4
Vila Nova da Baronia
Tel. 284 475 443
Pratos apresentados: Ensopado de Borrego; Borrego Assado no Forno

Churrasqueira Avenida
Largo do Mercado
Vila Nova da Baronia
Tel. 284 475 272
Pratos apresentados: Perna de Borrego Assada; Ensopado de Borrego; Borrego c/ Ervilhas

3 comentários:

Branca disse...

Boa Lumife!
Li tudo e embora esteja longe gosto de ver como o Alvito é uma comunidade activa. Gostei do poema como introdução ao encontro de Antigos Alunos do Externato S. João de Deus. Fez-me recordar outros encontros de antigos alunos aqui do Externato que frequentei e que são óptimos, um estreitar de laços e de recordações.
Boa divulgação que aqui nos trazes de todas as actividades desta terra.
Bem hajas.
Beijinhos

Anónimo disse...

sou belga e estou encantado pela beleza das fotografias e vou visitar com certeza absoluta esta vila divina nas férias próximas . cumprimentos

Conceição Paulino disse...

a quem por aqui passar: INFORMAÇÃO:
sábado 29 de Março de tarde, na Biblioteca do Alvito serão apresentadas duas obras - "O livro do Regresso" de Xavier Zarco, prémio Raúl de Carvalho 2005 da C. M Do Alvito e "Da Humana Condição" de José Augusto de Carvalho - hora a agendar, entre as 15h30/16H00.

Acabado aí seguimos para Viana do Alentejo, onde, à noite, no salão da Junta de Freguesia voltaremos a fazer as 2 apresentações.
Bj
Luz e paz

Seguidores

Arquivo do blogue